Cogumelos Portobello na brasa
O Sol está por aí e isso obriga-nos a tirar o oleado que tapa o grelhador e a pôr o bicho a trabalhar. Pois é, o TQB! dá por aberta a época da grelha! Se alguns abrem a época balnear, nós abrimos a época do grelhado na rua. Sinceramente, gosto mais da segunda do que da primeira. É que a primeira faz com que deixe de poder levar os cães à praia. É que os sacanas sujam muito, sempre a comer gelados e a fumar e depois deixam tudo por ali espalhado na areia. Mas voltemos ao essencial que já me estava a ir embora para outro lado.
Abriu a época dos grelhados!
Isso! De volta ao que nos traz aqui. Cogumelos Portobello na brasa. Coisas boas na grelha, enquanto o sol nos aquece de novo e põe as plantinhas da horta de varanda bonitas. Hoje trazemos um pitéu que tanto serve de acompanhamento, como pode facilmente servir de prato principal. E é uma receita vegetariana também. Juntamos o útil ao agradável: a Inês é louca por cogumelos e assim criamos uma alternativa aos nossos amigos vegetarianos. Já toda a gente sabe que os pratos vegetarianos não são o nosso foco, e nunca serão. Com isto não quer dizer que não apareçam por aqui, não por serem vegetarianos, mas por serem bons. Tudo o que apresentamos por aqui segue essa regra: é bom, nós gostamos e comemos. Nunca será por agradar a este ou o outro, mas sim porque achamos que isto é mesmo bom. E aqui é o caso. Isto é mesmo bom.
“Olhós” Cogumelos Portobello!
Este sacana parece carne. A sua textura, depois de cozinhado com um molho simples, mas saboroso, atribui-lhe uma camada de sabor extra. Além do sabor tradicional dos cogumelos Portobello que nos faz lembrar terra, vamos tornar o cogumelo tenro, húmido e com um sabor cítrico e picante da conjugação do alho com o limão. Podemos fatiar e acompanhar carne e até peixe, ou podemos deixar como está, e fazer, por exemplo, um hambúrguer vegetariano. Ou então esquecem o vegetariano e fazem um hambúrguer com queijo e bacon. Dito isto, é fácil perceber a versatilidade deste prato. É fácil de fazer, e pode ser feito no grelhador enquanto esperamos que as brasas estejam no ponto certo para o que vem a seguir. Assim até tornamos a grelha mais eficiente. Não há tempos mortos.
- Cogumelos Portobello
- Alho
- Sal
- Pimenta
- Manteiga
- Sumo de Limão
- Tomilho
- Começamos por limpar os cogumelos com a ajuda de um pincel
- Num recipiente derretemos a manteiga
- Juntamos à manteiga alho bem picado, sal, pimenta, sumo de 1 limão e tomilho
- Misturamos tudo bem
- Com as brasas quentes, colocamos os cogumelos, sempre com o caule virado para cima
- Vamos pincelando o molho de manteiga no lado do caule dos cogumelos
- Assamos durante 30 minutos (ou até acharmos que estão prontos) sem nunca virar o cogumelo
- Retirar da brasa, fatiar e servir como acompanhamento ou servir como prato principal
5 Comentários