Esparguete com molho de tomate caseiro
Esparguete com molho de tomate. Este prato ficava óptimo em qualquer série de receitas com o título “Das coisas simples da vida” não era? Hoje não vai ser incluído em nenhuma dessas listas. Vai ser actor principal com direito a destaque total. É um prato óptimo para qualquer altura do ano. Aparece bem no Verão, Inverno, Outono ou Primavera. De ingredientes simples e de fácil acesso, é uma comida de conforto e de sabor forte. Quem não gosta de esparguete com um bom molho de tomate caseiro?
Para quê complicar?
Nem sempre chegamos a casa com a mesma energia ou tempo. As semanas de trabalho são muitas vezes duras e a isso ainda temos que juntar a atenção que temos que dar aos nossos animais, companheiros ou filhos (para quem os tem). No entanto, a comida é uma elemento importantíssimo nesse agregado. Aliás, mais do que a comida, o momento, que acompanhado, esse sim, de um alimento digno se torna numa memória e são essas que queremos aqui alimentar.
Não fujam da cozinha.
Porque é lá que se começam grandes histórias que terminam à volta da mesa. Este é um prato simples de esparguete (que pode ser substituído por qualquer outra massa da vossa eleição), e de um molho de tomate bem apurado onde o sabor forte, mas não ácido, é o ponto chave. Usámos cebolas, louro, alho, malagueta, tomate pelado inteiro enlatado, pasta concentrada de tomate e uma noz de manteiga. Escolhemos o tomate pelado enlatado porque tem muito sabor e porque é rápido, não dá trabalho e conseguimos uma consistência de sabor. Sem sabor não há prato, nem história. Este é para todos e não rouba tempo a ninguém, por isso, não tenham medo da cozinha. E se, no fim, não vos apetecer lavar a louça, mais fácil ainda: sirvam na lata do tomate. Receita abaixo e boa semana.
- Esparguete
- Alho picado
- Cebolas picadas
- Tomates pelados inteiros enlatados
- Pasta de concentrado de tomate
- Manjericão
- Louro
- Manteiga
- Piri-piri sacana
- Sal
- Pimenta
- Azeite
- Açucar (se necessário)
- Num tacho começamos por aquecer o azeite
- Quando estiver quente, colocamos o alho e deixamos alourar, sem deixar queimar
- Em seguida, colocamos a cebola picada e também deixamos alourar
- Colocamos o Piri-piri e o louro
- Juntamos os tomates pelados (com o líquido da conserva)
- Mexemos bem e colocamos o concentrado de tomate
- Enquanto o molho está a apurar, picamos o manjericão e vai para a panela também
- Adicionar manteiga, temperar com sal e pimenta e deixar apurar
- Vamos provando para ver a acidez que deve ser contrariada com açúcar
- Numa panela com água e sal, deixamos ferver e colocamos o esparguete a cozer
- Servimos o esparguete com o molho de tomate por cima
- Empratar com folhas de manjericão e parmesão ralado
3 Comentários