Moelas à nossa moda
Moelas é daqueles petiscos que tanto vai bem no Verão, como no Inverno. Ou em qualquer outra altura do ano para ser franco. Também é daqueles petiscos em que cada família tem a sua receita. Umas com vinho, outras sem, umas com piri-piri, outras sem, umas com louro, outras sem, e por aí fora. Por isso, hoje o que vimos até aqui partilhar convosco não é a receita das moelas, mas sim a receita das nossas moelas. A maneira como sempre comemos e aprendemos a gostar. Da maneira que sempre vimos fazer, das nossas tradições.
Receitas de família
Há nestas receitas de família, um certo prazer em fazer perdurar. Passar de boca em boca, ou anotadas em pequenos papeis sujos e gastos pelo tempo, sentimos sempre um certo orgulho em dizer que um pouco daquilo é nosso. São as NOSSAS moelas. São as receitas de família. Nem precisam de ser segredo porque quem tem as suas não gosta de abdicar e dirá sempre que as suas são melhores. Pelo menos é o que nós fazemos. As tradições de cozinha são muito importantes na nossa cultura e para que isso continue temos que manter não só o gosto pela cozinha, pelas tradições da mesma, mas também o orgulho no que é nosso. Um orgulho que muitas vezes cega o nosso palato e grita bem alto “Ninguém cozinha como a minha mãe!”. Ou a avó, ou tia, ou por aí. Acho que já perceberam a ideia.
Mas é sempre preciso tentar evoluir
Mas para evoluir, temos que ser críticos, tentar coisas novas, fazer novas experiências. Assim podemos pegar nas melhorias, incorporar nas nossas receitas de família e mesmo assim continuarem a ser nossas. Mas melhores. No entanto, este não foi um desses dias. Este foi um dia para fazer como sempre se fez e recordar os sabores de sempre. Porque por muito que se melhore, mexa e remexa, os sabores antigos vão sempre saber a saudade.
Haverá outros dias, em que tentaremos receitas novas. Mas hoje não. Hoje comemos como sempre e soube-nos pela vida.
Esta é uma receita que leva tempo por isso dediquem-se só se estiverem com paciência. Mesmo estando ao lume uma hora, aproveitem esse tempo para dar atenção aos vossos animais, andem eles em duas ou quatro patas.
- Cebola
- Alho
- Tomate
- Polpa de tomate
- Azeite
- Sal
- Malagueta
- Água
- Massa de pimentão
- Moelas
- Picamos bastante cebola
- Fazemos um refogado com o azeite, cebola, alho
- Deixamos a cebola bem translúcida e juntamos o tomate picado com a polpa de tomate e a malagueta
- Deixamos refogar muito bem até ficar tudo bem apurado em lume brando
- Quando o refogado estiver bem apurado, juntamos a massa de pimentão e as moelas
- A partir daqui, com a panela tapada, deixamos cozinhar as moelas lentamente, o que deverá levar pelo menos 1 hora
- Depois de juntar as moelas, é boa ideia ir mexendo regularmente
- Se a panela ficar com pouco líquido, devemos ir juntando água em pequenas quantidades
- Devemos dar bastante tempo ao refogado, porque o sabor vem daqui
- Tenham atenção à qualidade das moelas. Se não forem boas, pode afectar muito o resultado final
4 Comentários