Tertúlia TQB! #1 – Anabela e Jorge (diaresof)
Há algum tempo anunciámos por aqui que queríamos organizar pequenas tertúlias lá por casa. Era uma forma de conhecer melhor algumas pessoas à volta da mesa, acompanhados de boa comida e boa bebida, mas, mais do que isso, queriamos apresentar-vos pessoas que vale a pena conhecer. O que é que fazem, porque é que o fazem. O que os move. Pode sempre servir de inspiração a alguns de nós e isso é sempre importante: ver que alguém já fez o que nós sempre quisemos fazer ou simplesmente ouvir uma grande história.
Para começar, apresentamos a Anabela e o Jorge, um casal que viveu muito tempo no Luxemburgo (na verdade, o Jorge cresceu lá). Um dia destes, recebemos uma mensagem a dizer que estavam por cá e vinham a Lisboa. A desculpa para a primeira tertúlia estava montada e não podíamos desperdiçar a oportunidade.
22.000 Km em 6 meses
A Anabela foi professora da Inês ainda no Secundário, em Mira de Aire. É daí que vem esta amizade. O Jorge só agora conhecemos, mas a amizade estendeu-se. São dois aventureiros que vivem para viajar e contar as histórias dessas viagens. Largaram tudo o que faziam e embarcaram num projecto de vida muito diferente: viajar e publicar uma revista de nome diariesof, dedicada a viagens. Das suas, mas não só. Tudo começou numa viagem de 6 meses pela América do Sul onde percorreram cerca de 22.000 Km de mota. Quando voltaram a casa, ao trabalho, a sua maneira de viver estava diferente e era impossível voltar à mesma rotina. Foi aí que decidiram começar a revista através de crowdfunding. Conseguiram e este mês saiu o quarto número da publicação; e é fascinante. Desta feita, a estrela é Cabo Verde, depois de nos primeiros 3 publicações terem passado por Marrocos, Argentina e Chile.
Abanar o capacete no Chile
Durante o jantar, foram muitas as histórias partilhadas, mas a mais marcante foi mesmo no Chile onde iam terminar a sua viagem de 6 meses. Venderam a mota e quando se preparavam para dormir, aconteceu o impensável: um terramoto de 8.2! Bom, algo impensável para nós, já que as histórias que contaram, da atitude e preparação que os Chilenos têm para estas situações é impressionante.
Então e comida que é bom?
Para malta que gosta de viajar, tínhamos que preparar algumas coisas diferentes. Era importante que tivessem sabores diferentes, de partes diferentes, mas sem nunca esquecer aquilo que é nosso. Afinal, estão a viajar por Portugal. ?
Então a ementa da Tertúlia TQB! #1 consistiu no seguinte: para recepção, um Gin com lima e malagueta. O gin escolhido foi o gin Kianda, um gin Angolano. A refeição em si, foi composta por vários pratos diferentes em menores quantidades: Pimentos Padrón (que vão aparecer pelo blog em breve!), Cogumelos Portobello na brasa com manteiga e alho, entremeada de coentrada, frango assado com sumo de lima e ervas, caril de manga com naan indiano, fuet e queijo manchego, salada mista, entrecosto de porco preto com molho BBQ e, para terminar, um bife do lombo fatiado com azeite e alho. Foi um verdadeiro manjar. Eu sei que lido, pode parecer que deu tudo imenso trabalho, mas a verdade é que não. Com uma boa preparação e planificação, foi tudo muito simples. O caril foi a única coisa feita no fogão. Todos os outros pratos vieram do Churrasco. Para acompanhar, um Encruzado da Tiago Cabaço Wines.
Agora, visitem o site do Jorge e da Anabela e conheçam melhor o projecto deles, o mundo visto pelos olhos deles. Nós vamos ficar por aqui à espreita das próximas vítimas da Tertúlia. Até lá!
2 Comentários