Novembro 25, 2015 0 Comentários Comida

Almôndegas caseiras com molho de tomate

almondegas caneca manjericão

Antes de irmos para a receita que é simples, vamos falar sobre a motivação. Afinal a motivação com que fazemos as coisas é sempre importante. Depois da nossa viagem a Nova Iorque e da descoberta que foi para nós a The Meatball Shop, ficámos a adorar almôndegas ainda mais. As possibilidades que as almôndegas dão são muitas: misturas de carne, condimentos, acompanhamentos, invenções e trapalhices, dá para tudo. Isto a juntar à gula que a fotógrafa tem para sandes de almôndegas da Subway tinha que dar nisto. Não é a primeira vez que fazemos almôndegas em casa, longe disso. E gostamos sempre de ser nós a fazer. Assim fazemos como queremos, com as ervas que queremos, com os sabores que gostamos.

 

Qual era o objectivo?

Em termos de apresentação, queríamos ir na direcção da Meatball Shop. Uma apresentação que fosse bonita mas que também tivesse um ar caseiro e reconfortante. Para acompanhar, pão torrado e um bom molho de tomate, também caseiro.

Para juntar tudo isto, decidímos que as almôndegas deviam ir de encontro aos sabores mais italianos. Parecia fazer sentido. Então usamos carne de vaca picada, chouriço picante, tomate seco ao sol, parmesão,  manjericão, sal, pimenta, tomilho e alho. Para o molho de tomate usámos tomate pelado, cebola picada, manjericão, alho, sal e pimenta (e um piri-piri sacana se gostarem das coisas um pouco picantes como nós). Simples, com tempo para apurar. Se sentirem que está ácido, juntem um pouco de açucar para cortar a acidez. 

E como fizemos?

Para cozinhar as almôndegas, selámos na frigideira e depois foram um pouco ao forno para cozinhar por dentro. Aqui cozinhem até ao ponto que preferem. Para nós, a tendência é sempre mal passado.

O facto de termos servido numa caneca, deu um ar muito caseiro a este prato que é essencialmente um prato da chamada “comida de conforto”. Puxa mais para dias frios em que passamos o dia em casa. Brutal para um domingo de chuva.

Como já devem ter percebido, as combinações que podem fazer são inúmeras. Porque não experimentam algumas e depois contam-nos como é que preferem as vossas? Para beber com isto é fácil: cerveja. Se não coseguirem beber cerveja no inverno, podem sempre seguir para o café.

Bom Inverno.