Encontrámo-nos por acaso e foi amor à primeira vista. Num dos passeios dos tristes por Lisboa, vimos a tua montra. Bella Ciao, cantina italiana. Só a descrição já prometia mais do que qualquer um restaurante italiano. E não falhou. Uma noite destas fomos lá festejar o aniversário da melhor fotógrafa do mundo e não poderia ter sido melhor escolha.
O dono é italiano, o cozinheiro é italiano (e assim para o gordito o que é sempre um excelente sinal!), é frequentado por italianos da embaixada e a comida é brutal. A ementa é composta por seis a sete pratos, sem uma descrição muito extensa. Mas não há problema! O dono explica no seu Português/Italiano sempre muito simpático.
Não houve entradas para escolha. Veio um anti-pasti (salada com queijo) que não pedimos, não perguntaram se queríamos, mas também não era para pagar. E era bom. Estávamos em casa, e comíamos o que vinha.
Eu fui para as almôndegas, a Inês para uma massa Primavera. Os dois pratos eram fantásticos! As almôndegas desfaziam-se na boca, e a massa tinha um sabor brutal. O vinho siciliano combinava bem e veio por sugestão do chefe.
Como era dia de festa, tivemos que ir à sobremesa. Só há duas escolhas: Tiramisú ou Panacota. Fomos para a Panacota e pela primeira vez na minha curta vida, me fizeram a pergunta: “Com morango, caramelo ou chocolate?”. Ficámos meio atrapalhados e fomos para o normal morango. Depressa o dono, já encostado ao balcão, atirou do seu meio português “Caramelo! Escolham caramelo!”. Depressa mudámos e não nos arrependemos em nada.
A tornar isto ainda mais agradável, os preços. Pratos entre os 6€ e os 8€ fazem a festa e tornam tudo ainda mais saboroso.
Uma experiência claramente a repetir.
O único arrependimento, foi a escolha de camisa da Inês.
Morada / Address: Rua do Crucifixo 21-23, 1100 – 182 Lisboa
Link: https://www.facebook.com/bellaciaolx