Bochechas de “porco.pt” estufadas
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home2/beautyy0/public_html/tudoquebonito/wp-content/plugins/recipe-card/yumprint-recipe.php on line 607
Bochechas de porco é uma das coisas que mais gostamos de comer cá por casa. Quando surgiu o desafio do porco.pt para desenvolver uma receita com carne de porco de qualidade, a nossa escolha de peça foi fácil. Preparámos uma receita que já é comum cá por casa. Estufámos as bochechas de porco numa marinada que não é mais que uma Vinha d’alhos mas com vinho tinto. Mas já lá vamos. Primeiro vamos falar um pouco do projecto que é o porco.pt.
O projecto porco.pt
Já deverá, com certeza, haver mais de vós a quem este nome já diz alguma coisa. Tem aparecido mais informação e mais publicidade, mas, falar dos projectos que têm um bom fundo e um objectivo nobre nunca é demais, por isso cá estamos nós. Um conjunto de suinicultores portugueses juntou-se de forma a promover e em certo modo proteger aquilo que é a carne de porco de produção portuguesa. Para isso, criou-se um selo porco.pt que visa garantir que a carne de porco que estamos a comprar é portuguesa, que origina de em animais alimentados à base de cereais e que provém de porcos criados com melhores condições de bem-estar. É, na verdade, um selo de certificação.
A nossa receita
Ora bem, e como é que afinal decidimos responder a este desafio? Pois bem, escolhemos então as bochechas como dissemos, e tratámos logo de as colocar, com 24 horas de antecedência, a marinar numa vinha d’alhos mas de vinho tinto. Essa vinha d’alhos levou: pimentos vermelho, pimentos verdes, alho, malagueta, louro, massa de pimentão, sal, pimenta e no nosso caso, um bom vinho do Dão para trazer mais corpo ao prato. Reservamos no frigorífico. No dia seguinte, retiramos a carne com a marinada e deixamos atingir a temperatura ambiente. Em seguida, aquecemos uma panela de ferro fundido que possa ir ao forno, colocamos banha de porco e selamos a carne. Depois de bem selada, juntamos a marinada e um pouco de caldo de carne (se não tiverem líquido, juntem um cubo mas cuidado com a água a mais se o dissolverem ou com o sal). Deixar ferver e passar para o forno pré-aquecido a 180º. Este prato pode levar entre 2 a 4 horas no forno. Agora depende da textura da carne que pretendem e a paciência. ? Quanto mais tempo, desde que a carne esteja completamente coberta de caldo, melhor. Vai começar a desfazer-se, mas vão acompanhando. Para acompanhar, basta uma salada verde ou um arroz branco.
Agora, desfrutem e lembrem-se: somos nós consumidores que podemos fazer a diferença quando escolhemos o que comer.
- 1 Kg Bochechas de Porco
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 4 folhas de louro
- 2 malaguetas
- 4 dentes de alho
- 1 frasco massa de pimentão
- Sal
- Pimenta preta
- Vinho tinto
- Caldo de carne
- Banha de porco
- 24 horas antes de cozinhar, colocamos as bochechas numa marinada com os pimentos picados, os alhos esmagados com casca, malagueta picada, folhas de louro, massa de pimentão, sal, pimenta e o vinho tinto.
- Antes de cozinhar, retirar do frio e deixar atingir a temperatura ambiente.
- Num tacho que possa ir ao forno, aquecer e derreter a banha de porco no fogão.
- Selar todas as bochechas dos dois lados até caramelizadas.
- Juntar o líquido da marinada, o caldo e deixar ferver.
- Assim que levantar fervura, tapamos e colocamos no forno pré-aquecido a 180º.
- Garantir que toda a carne está coberta de líquido para que não seque.
- Cozinhar entre 2 a 4 horas.
- Retirar as bochechas e reduzir o líquido para um molho mais espesso.
- Servir com salada verde e arroz branco.
2 Comentários