Bruschettas variadas
Depois de algum tempo longe do blog estava mais do que na altura de voltar. Agora com mais disponibilidade mental para o fazer bem. De outra forma, não estaríamos a ser honestos com quem nos segue. Quem nos segue pelas redes sociais, principalmente Facebook, acompanhou o trajecto que fizemos com o “nosso mais novo”, Guinness.
Custou, mas passou.
Depois de adoptado à casa dos animais de Lisboa e apenas 3 dias connosco teve de ser internado e esteve sempre mais perto de morrer do que de sobreviver. Ele não desistiu e nós também não e no final ganhámos todos: ele uma casa para sempre e nós mais um companheiro agradecido e inseparável. Durante esse tempo seria difícil produzir cosias das quais nos sentíssemos orgulhosos porque se defendemos que a cozinha é feita de amor, para amar é preciso disponibilidade mental e essa não havia.
Mas as coisas más já lá vão e ficaram as boas e, como tal, estamos de volta em grande. Começamos devagar com uma entrada ou petisco que dá para todos os dias, a qualquer hora, com qualquer companhia: bruschettas variadas. Desta feita fizemos duas vertentes, cada uma melhor que a outra.
Qualquer combinação é uma boa ideia.
É difícil errar aqui. Se pensarmos nos sabores e no que faz sentido, as combinações são infinitas. Para perceberem até onde podem ir, trazemos duas combinações que requerem alguma técnica de execução. Podemos tornar as coisas mais simples ou mais complicadas, e a verdade é que normalmente o simples ganha. Aqui, tentámos complicar um pouco e correu bem. Na primeira combinação usámos barriga de porco fumada. Na segunda ovo escalfado.
Ovo escalfado, o terrível.
Foi a primeira vez que fizemos ovo escalfado em casa e posso dizer-vos que essa parte podia ter corrido melhor. Tentámos várias vezes e nunca ficou perfeito. É bem mais simples escalfarmos o ovo já numa sopa ou em algo que vai ao forno. Quando o fizemos apenas com a panela de água, a coisa não foi perfeita. Não me percebam mal, o sabor estava lá e estava óptimo. O aspecto é que podia ser melhor. Tenho a certeza que há quem esteja a ler isto e consiga fazer sempre (ou quase) um ovo escalfado perfeito, por isso, toca a partilhar as vossas experiências que eu preciso de aprender mais!
Barriga e paciência
A barriga dá mais trabalho, mas é uma questão de paciência. Esta levou 4 horas, que sinceramente, em barriga fumada não é muito. No final salteámos em azeite com molho BBQ e ficou uma delícia. Não vou entrar em muitos pormenores sobre a barriga fumada e sobre a técnica porque nas próximas semanas vamos fazer um post inteiramente dedicado a isso. Não é uma coisa que se possa espremer em 3 ou 4 linhas e seguir em frente. Depois foi só montar as bruschettas e servir. O aspecto é o que está nas fotos e combina na perfeição com uma boa cerveja.
E vocês?
O objectivo aqui é dar umas ideias diferentes e abrir horizontes. Vocês que combinações usam nas vossas bruschettas? Qual é a vossa favorita? Ah, e não se esqueçam de partilhar connosco as vossas técnicas para fazer um bom e bonito ovo escalfado!
- Pão
- Barriga de porco fumada
- Rúcula
- Sal
- Pimenta
- Azeite
- Alho
- Tomate Cherry
- Pão
- Ovo
- Vinagre
- Sal
- Pimenta
- Rúcula
- Alho
- Tomate Cherry
- Fatiamos o pão e colocamos numa chapa quente
- Depois do pão quente, esfregamos alho e tomate no pão para absorver sabor
- Colocamos rúcula lavada no pão, com um fio de azeite e sal grosso
- Fatiamos a barriga, barramos com molho BBQ e salteamos em azeite numa frigideira quente
- Colocamos por cima da rúcula e temperamos com pimenta
- Aquecemos água numa panela
- Barramos as paredes de um copo com vinagre e removemos o excesso
- Partimos o ovo para dentro do copo de vinagre
- Quando a água da panela estiver a ferver, fazemos um remoinho com uma colher e colocamos o ovo no centro para que a clara envolva a gema.
- 3 minutos devem ser suficientes para o ovo. Mais e começará a cozer.
- Retirar o ovo, montar na bruschetta por cima da rúcula.
- Temperar com sal e pimenta e servir
- Esta é uma das técnicas que se encontram por aí para fazer o ovo escalfado. Existem várias, como fazer uma bolsa com película aderente barrada em azeite, por exemplo. Usem aquela que vos traga melhores resultados.
2 Comentários