Será que toda a gente conhece estas batatas? Eu sou sincero, já tinha ouvido falar de vez em quando, mas não me lembro de as ter provado. Faziam, isso sim, parte da infância da Inês. Por isso, passo-lhe a palavra por um parágrafo (ou dois).
As memórias da comida
Há sabores que nos ficam para sempre. Há memórias que perduram, independentemente dos anos, independentemente da evolução do paladar. E eu sou muito agarrada à minha infância, porque a minha infância foi um espectáculo e sou também muito agarrada às tradições, aquelas de família, para manter identidade. E, ao contrário do Kiko, que é fraquinho na sua memória gustativa, a minha memória para estes sabores das avós é das melhores coisinhas que guardo para mim.
O lanche das avós
As Batatas Albardadas eram um lanche que a minha avó Ilda tinha sempre preparado para mim, sempre que eu tinha passeios da escola. Nem era preciso pedir. Se havia um passeio da escola, ela simplesmente sabia que tinha que fazer as Batatas Albardadas para levar no dia seguinte. Algo tão simples, mas tão cheio de identidade e sabor. No dia seguinte lá ia eu com a caixinha cheia de Batatas Albardadas deliciosas, e cheia de futuras memórias, prontas a fazer inveja a toda a gente. Já chateava o Kiko há algum tempo para as fazer e o ele cansou-se tanto de me ouvir que as fez!
Olha a receita aqui
Pegamos em algumas batatas, lavamos, descascamos e cortamos em rodelas grossas. Depois damos uma entaladela em água a ferver. Só um entaladela porque é importante que se mantenham rijas. A seguir preparamos dois pratos: um com farinha, pimenta e sal, outro com ovo, Passamos as batatas por farinha primeiro e com ovo depois. A seguir é só fritar até estarem douradas. Fácil, barato e dá milhões. Querem um versão ainda mais brutal? Então entre duas rodelas de batata coloquem uma fatia de chourição. Que vos parece?
Podem comer assim, podem acompanhar com ketchup, podem acompanhar com maionese de manjericão e lima. Nós fomos para esta última e a receita há-de aparecer em breve por aqui. Basta estarem atentos. Agora fiquem com as imagens que falam muito.
- Batatas
- Farinha
- Pimenta
- Sal
- Ovo
- Água
- Óleo
- Pegamos nas batatas, lavamos, descascamos e cortamos em rodelas grossas
- Colocamos numa panela água a ferver e damos uma entaladela nas batatas
- Colocamos dois pratos: um com farinha, sal e pimenta. No outro colocamos o ovo batido
- Pegamos nas batatas e passamos primeiro por ovo e em seguida pelo prato de farinha
- Aquecemos o óleo numa frigideira e fritamos as batatas até ficarem bem douradas
- Uma ideia pode ser acrescentar uma fatia de chorição entre duas fatias de batata