Asas de frango: 2 lados do amor
Petisco. Mas quem é que não gosta de petisco? Quem não gostava de ir a um restaurante e em vez de ter que pedir uma dose ou meia dose de qualquer coisa, pedia um pires disto e mais outro daquilo? Petiscar. É um grande conceito e está muito ligado ao ser Português. Mas hoje, o petisco é outro.
Asas e mais asas!
Hoje o petisco é pouco Português. Não é nossa tradição que as asas de frango façam parte das nossas ementas de petiscos, muito menos cozinhadas desta maneira. A inspiração aqui é claramente Norte Americana. Foi lá que as provámos pela primeira vez e foi lá que nos apaixonámos pelas chamadas Buffalo Chicken Wings. Então, achámos que estava mais do que na hora de vos mostrar como se fazem. Bom, pelo menos duas das maneiras possíveis. Há muitas diferentes, e se procurarem, não vão faltar versões. Até nós, cá por casa, vamos mudando e experimentando. Desta feita, trazemos duas versões bem diferentes: o simples e o complexo. Ambas boas, mas muito diferentes, quer em textura, quer em sabor.
Simplesmente maravilhoso
A versão simples é a mais próxima das asas de frango tradicionais, as Buffalo. O essencial está no molho, Franks Hot Sauce. Conseguem comprar na Glood (pela grande Lisboa) ou até online na Liberty Store (loja de produtos Americanos mas que funciona de Portugal), mas se não tiverem oportunidade, não faz mal. Conseguem criar uma versão em casa. É um molho que consiste em: piri-piri em pó, vinagre de vinho branco, manteiga, alho e sal. O que se pretende é isso mesmo, um sabor picante e avinagrado. As asas nesta versão são assadas no forno, somente com sal, pimenta preta e farinha com um pouco de fermento em pó. A farinha e o fermento vão ajudar na textura e tornar a pele crocante.
Complexidade saborosa
A versão complexa é um abuso. Mas é um abuso dos bons! Esta nossa versão levou: molho de soja, sriracha, fumo líquido, molho BBQ Jack Daniels, alho, sal e pimenta. Estão aqui algumas coisas de difícil acesso para quem mora fora dos grandes centros, mas começam a aparecer por aí cada vez mais e quase todos têm substitutos, tirando o fumo líquido. Mas não se chateiem! Não usem o fumo líquido. O molho BBQ já vai dar às asas de frango bastante sabor a fumo. A partir daqui, a coisa fica mágica. ? Depois de marinadas as asas nesta combinação, passamos também pela farinha. Em seguida passamos novamente pelo BBQ e para terminar em pão ralado. Isto vai criar uma dupla camada no frango que está seguro pelo molho BBQ. Só experimentando podem perceber a dimensão do que estamos aqui a descrever.
No fim, vão ao forno todas juntas e depois de assadas, são passadas no Franks Hot Sauce previamente aquecido, antes de servir. Para servir é sempre bom ter esta combinação: Aipo e Cenoura cortados em palitos e molho de queijo azul. Ajuda a cortar os sabores fortes e a desenjoar. O que é melhor para acompanhar? Cerveja.
Bom proveito.
- Asas de frango
- Sal
- Pimenta
- Farinha
- Fermento em pó
- Franks Hot Sauce
- Começamos por dividir as asas em 3, cortando nas juntas. A parte mais pequena da ponta, pode ser usada ou não. Depende do vosso gosto.
- Com as asas bem secas, temperamos com sal e pimenta preta
- Numa taça juntamos farinha com um pouco de fermento em pó
- Passamos as asas pela farinha e removemos o excesso
- Colocamos na grelha do forno, pré-aquecido a 180º
- Vamos virando as asas até estarem bem douradas dos dois lados
- Removemos do forno e cobrimos com o Franks Hot Sauce previamente aquécido
- Servir com aipo e molho de queijo azul à parte
- O Franks Hot Sauce pode ser substituído por uma versão caseira feita com sal, pimenta, alho, manteiga, piri-piri em pó e vinagre de vinho branco. Basta misturar ao vosso gosto: mais ou menos picante.
0 Comentários