Agosto 10, 2016 0 Comentários Comida, e TQB!, Onde é que se come bem?

Atlântico: muita qualidade em cima do mar

Atlântico

Um dia destes recebemos um convite para ir conhecer o Atlântico Bar & Restaurante. Não conhecíamos, mas ficámos curiosos e por isso decidimos aceitar e passar por lá no horário de almoço num Domingo. Nada melhor para um almoço de Domingo descontraído, do que uma mesa na esplanda praticamente em cima do mar. O Atlântico é um restaurante localizado no Monte do Estoril, inserido no hotel InterContinental. A carta está a cargo do Chef Executivo Jorge Fernandes, que apresenta criações inspiradas no mar e na cozinha tradicional portuguesa.

 

Cocktail Time!

Estava muito calor e por isso nada melhor do que a sugestão de começarmos a refeição com um Mojito. Servido na perfeição, criou o ambiente ideal para o que se viria a revelar como uma excelente refeição. Para começar, e enquanto escolhíamos, decidímo-nos por um queijo marinado em azeite, paprika e óleo de trufa. Uma excelente combinação que não desiludiu. A ementa do Atlântico tem além das Massas e Risottos, alguns pratos de Peixe e Carne, mas a grande maioria da ementa recai sobre as entradas. Mesmo como nós gostamos. Muitas entradas para partilhar e provar sabores diferentes, e depois terminar com um prato principal para partilhar. Ainda por cima não havia uma quantidade excessiva de pratos principais, o que também nos agrada. Não é preciso fazer muito. Mais vale ter 3 ou 4 pratos, mas garantir qualidade sempre. Decidimos então seguir esse rumo: 4 entradas e um prato principal para partilhar.

Petiscos e mais petiscos

Nas entradas decidimo-nos por: Choco em Tempura de Cerveja com molho de anchovas, Camarão Kadaiff com molho Sweet Chili, Gyosas de Camarão com molho Teriaky e Vieiras assadas com puré de ervilhas, bacon e espuma de bacon. Todas as entradas surpreenderam pela positiva, mas era importante escolhermos um vencedor. Mas não fomos capazes e por isso escolhemos dois. Somos uns fracotes. ? Decidimo-nos  então pelas Gyosas e pelo Camarão Kadaiff. A massa do camarão é de outro mundo: leve e saborosa. Já as Gyosas eram diferentes de tudo o resto, e a combinação com o molho Teriaky funciona na perfeição.

Para acompanhar as entradas, optámos por um vinho branco (após recomendação do staff) de seu nome Casal do Ramilo, um monocasta Arinto, da região de Lisboa, que cumpriu o papel e esteve à altura das entradas.

Pela boca morre o … pato

Para prato principal optámos por um prato de carne de forma a contrabalançar o lado de mar, quer das entradas, quer do restaurante. Queríamos ver se se portavam bem fora do seu ambiente natural, e a verdade é que sim, portaram-se muito bem. Escolhemos um Magret de Pato grelhado com laranja, crocante de arroz, purê de cenoura, em cama de aipo, maçã e jus de aves. Mais uma vez cozinhado na perfeição. Todos os elementos do prato fazem sentido em conjunto e é assim que devem ser comidos, para percebermos essas relações. O único elemento que talvez não nos tenha dito nada terá sido o crocante de arroz, mas, no meio de tanta coisa boa, não fez diferença.

Para acompanhar o Pato tivemos mais uma excelente recomendação do staff. Um vinho tinto Quinta de S. Sebastião, Reserva 2013, servido à temperatura exacta para um dia de calor. Um vinho soberbo para o prato em questão.

É Boca doce, é bom, é bom é

Estava tudo tão bom, que tivémos que ir provar as sobremesas (coisa que é mais que rara em nós!). Eu fui para uma sopa fria de morango com espumante: trufa de morango, morango e gelado de hortelã. Muito bom. Mas a sobremesa da Inês foi ainda melhor: um créme Brulée de Café. Que coisa maravilhosa para quem gosta de café. Como fiquei invejoso, em vez de pedir um café em chávena fria, decidi-me por um Expresso Martini. Estava tão bom que quase me esqueci do creme Brulée.

Resumindo, foi uma excelente experiência e um sítio a revisitar. A qualidade da experiência não se define só pela qualidade da comida, da bebida e do espaço, mas também pela qualidade do Serviço. É verdade que fomos convidados e não duvidamos que tenha havido uma atenção especial para connosco, mas há simpatias e sorrisos que não se disfarçam.Neste tema, queremos deixar um obrigado muito especial ao responsável pelo serviço, o Luís Ferreira que foi incansável. Agora fiquem com as fotos, que valem mais que estas palavras todas.

 Atlântico - Bar e Restaurante Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato