Bifes na marinada com batata gratinada
O inverno anda aí à porta, e o forno começa a chamar mais que nunca. As comidas aconchegantes começam a apetecer. Por isso deixamos aqui uma sugestão para estes dias, em que o frio ainda não assentou completamente, então só leva meio forno. Bifes na marinada com batata gratinada. Super fácil de fazer e cheio de sabor. Nada nesta receita é “sem sal”. É uma receita aconchegante mas que desperta os sentidos.
Primeiro que tudo começamos pelos bifes. Compramos uns bons bifes de vaca e depois de lhes dar umas “cacetadas” pomos dentro de um saco. Para dentro desse saco vai: sal, pimenta preta, alho, piri-piri sacana, pimentos padrón, azeite e vinagre balsâmico. Deixamos marinar pelo menos 2 a 3 horas, para deixar a carne absorver os sabores.
Noutro tabuleiro colocamos batatas cortadas muito finas em camadas. Pomos uma camada, sal e pimenta. Mais uma camada, sal e pimenta. Sempre assim até termos o suficiente. No final colocamos generosamente queijo para derreter e terminamos com natas até cobrir as batatas. Estão prontas para ir ao forno. Cuidado ao fazer boa comida! Até acorda um cão em sono profundo.
Depois de colocarmos as batatas no forno, podemos tratar dos bifes. Chapa bem quente e ter cuidado para não passar demais. É escusado pôr azeite ou outra gordura na chapa uma vez que os bifes já têm o suficiente. Não esquecer dos ingredientes da marinada. Tudo para cima dos bifes!
Não faz mal nenhum não servir os bifes imediatamente a seguir a saírem da chapa. Faz-lhes bem repousar um pouco e deixar os sucos da carne e do molho circularem. Palavra de escuteiro!
Depois dos bifes grelhados e as batatas bem douradas, basta servir com um grande vinho. A nossa escolha recaiu num Monte da Ravasqueira, Tinto 2011. E não nos arrependemos. Apresenta-se com as castas: Syrah , Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Aragonez, Trincadeira, Touriga Franca e Petit Verdot. Cor rubi. Aroma intenso e complexo, focado nos frutos pretos bem maduros, com notas muito ligeiras da madeira onde estagiou. Na boca apresenta-se fresco e elegante, com uma boa estrutura.
Bom fim de semana e bom apetite!
- Batatas
- Queijo ralado
- Natas
- Bifes de Vaca
- Pimenta preta
- Alho
- Piri-piri seco
- Pimentos padrón
- Azeite
- Vinagre balsâmico
- Sal
- Colocamos os bifes dentro de um saco de congelação
- No saco juntamos a pimenta preta, alho, piri-piri seco, pimentos padrón, azeite e vinagre balsâmico.
- Deixamos marinar por 2 a 3 horas
- Aquecemos bem um grelhador ou frigideira e adicionamos os bifes sem juntar mais gordura
- Quando estiverem no ponto desejado, retiram-se e deixam-se repousar uns minutos antes de servir
- Cortamos as batatas em rodelas o mais finas possíveis
- Num tabuleiro, colocamos uma camada de batatas e temperamos com sal e pimenta
- Repetimos até ao número de camadas que quisermos
- Cobrimos de forma generosa com o queijo ralado
- No final cobrimos com as natas
- Vai ao forno pré-aquecido a 160º
- Podemos aumentar no final para gratinar
1 Comentário