Ovos Verdes
Enquanto procuramos o El Dorado do petisco em Lisboa, vamos praticando por casa, reavivando a memória das pessoas que nos seguem e até a nossa, com petiscos que são cada vez mais difíceis de encontrar por aí. Hoje trazemos os Ovos Verdes, um dos petiscos de Lisboa. Até pode aparecer como entrada ou como prato principal acompanhado com uma salada ou um arroz, mas é como petisco que brilham.
Sabem bem em qualquer altura do ano, mas dizemos nós, brilham no Inverno ou no Outono por serem basicamente ovos cozidos, que são depois fritos, o que o torna um petisco quente. Marcha bem sozinho ou com uma maionese de alho, a acompanhar uma lambreta ou um copo de três enquanto se discute a última jornada da bola. Juntamente com as moelas ou as pataniscas não precisamos de muito mais para uma boa petiscada numa tarde que pede aconchego.
A receita segue já em baixo, mas antes queríamos deixar dois desafios. O primeiro é para que partilhem connosco a vossa receita de petisco de eleição. Qual é o petisco que vocês mais gostam e como é que o fazem? O segundo desafio é de nos dizerem qual a casa de petiscos que mais gostam e porquê. Conseguem ajudar-nos?
- Ovos
- Manteiga
- Salsa
- Pimenta Preta
- Sal
- Óleo para fritar
- Começamos por cozer os ovos em água com sal
- Depois de cozidos, deixamos arrefecer
- Descascamos os ovos e cortamos ao meio em comprimento
- Com cuidado retiramos a gema sem partir as claras
- Com um garfo esmagamos as gemas com manteiga, pimenta, sal e salsa picada até formar uma pasta
- Recheamos os ovos com a pasta, sem partir as gemas
- Para fritar, começamos por passar as metades recheadas por ovo batido
- Passamos depois por farinha e então por pão ralado sacudindo o excesso
- Fritamos então no óleo quente escorrendo depois por papel absorvente
2 Comentários