2 de Agosto, 2019 0 Comentários Comida, Onde é que se come bem?

Fomos à fonte da Pizza Napolitana

pizza napolitana

No mês de Junho fomos finalmente numa viagem que já falávamos há mais de um ano. Não é surpresa para ninguém que nos conhece o quanto adoramos pizza, napolitana ou não.

Seja em Lisboa, Roma, Nova Iorque ou Nápoles, onde estamos ou vamos procuramos sempre pela melhor. Para a fotógrafa, a pizza napolitana será a melhor, mas para mim é a Nova Iorquina. Mas, mesmo não concordando nisso, conseguimos sempre perceber quando provamos algo que é muito superior a essa discussão.

 

Prepara, prepara e … aproveita.

Porque as viagens muitas vezes são assim mesmo, por muito que se prepare, estude ou planeie, teremos sempre imponderáveis. Por vezes trazem-nos coisas melhores, e por outras, não nos traz nada. Antes de partirmos para Nápoles fiz o meu trabalho de casa: vi vídeos, documentários, li blog posts, revistas, trinta por uma linha. Tirei todos os nomes das pizzarias de Nápoles com a melhor pizza napolitana. Íamos confiantes, “raçudos”, tínhamos tudo e sabíamos tudo! A nossa viagem na verdade tinha mais sítios do que apenas Nápoles e por isso tínhamos entre 2 a 3 refeições para tirar o máximo proveito desses sítios. Pois é. Não fomos nem a um. ?

Um pequeno-almoço de luxo.

Mas está tudo bem! Não tenham pena de nós. Tivemos um bom almoço num restaurante pequeno, local com boa pizza napolitana. Tudo bem, mas nada de extraordinário. Nesse dia, também cansados, jantámos mal. Escolhemos mal, mas foi o que deu. Não pensámos no cansaço. No dia seguinte, com mais energia, fomos andando, procurando. Até que encontrámos uma pizzeria aberta pelas 10:30 (como muitas outras na zona). Mas estas eram diferentes. Seriam o nosso equivalente de uma tasca. E posso dizer-vos que foi dos melhores pequenos almoços que tive. Pizza e cerveja. Quem não alinhava? ?

A melhor pizza napolitana que comemos

Um velhote simpático, um forno a lenha “à seria” que aquecia um dia já de sim muito quente, um pizzaiolo barrigudo com muita calma e experiência. Pizzas simples, com ingredientes da região, sem grandes “coisas” (só para não dizer asneiras). O calor do forno pedia cerveja e ninguém levou a mal. Durante o pequeno- almoço só uma senhora de idade italiana nos acompanhou no mesmo espaço, o que para nós foi um atestado de qualidade. E como não nos arrependemos! Esta sim, foi provavelmente a melhor pizza Napolitana que comi na vida. Uma Margherita DOC, onde todos os ingredientes são 100% locais. Algo de outro mundo. Provámos ainda uma calzone divinal.

Às vezes é mesmo assim. Planeamos, planeamos, mas a vida dá umas voltas para aqui e para ali. E, vos garanto, depois daquela pizza, nunca mais pensei nos restaurantes famosos a que não fomos. Tudo ali batia certo. Vejam as fotos. A minha cara no final conta toda a experiência.

pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana
pizza napolitana

Partilhar: