Forno D’Oro – La Vera Pizza
Pois é, estava destinado a acontecer. O Forno D’Oro foi homenageado com o prémio de Vera Pizza Napoletana. Este é uma prémio atribuído às melhores pizzas feitas de acordo com a tradição da pizza Napoletana. Os ingredientes, a massa, o forno, a temperatura, tudo é avaliado ao pormenor. As regras são rígidas. Afinal estamos a falar da estrela Michellin das pizzas. Em Portugal há 3 (que saiba) e duas partem das mãos do Chefe Tanka Sapkota. Já o tinha feito no Come Prima, agora repetiu a receita no Forno D’oro. A terceira pertence à Mercantina na Praça de Alvalade.
Do que é que estamos a falar?
Estamos a falar de pizzas simples, mas executadas na perfeição. Já tinhamos provado as ditas cujas no lançamento do restaurante e desta vez fomos chamados para celebrar a entrega do prémio. As ditas voltaram a não falhar. Pizzas estaladiças, leves, saborosas com ingredientes de primeira. Só comemos pizzas clássicas, Napolitanas, claro. Afinal, nesta noite não podia ser de outra forma.
Quem andou por lá?
A noite contou com ilustres representantes da blogosfera, da associação Napolitana que entrega os prémios, entre outros. Foi uma noite divertida de celebração. Todas as pizzas foram explicadas pela sua história. Aliás, diga-se de passagem que o Chefe não serve pizzas tradicionais (ou outros pratos) se não conhecer a sua origem histórica. Não sendo relevante para a qualidade das mesmas, é relevante para o sentimento que é posto na comida. É assim que escolhe passar a sua mensagem e o próposito do Forno D’Oro.
E o que é que acompanhou?
Desta vez, e ao contrário da inauguração, a ementa foi acompanhada de várias cervejas artesanais o que aliás é imagem dos espaço. É essa a ideia que Tanka Sapkota quer passar e faz todo o sentido que receba os seus convidados fiel aos seus princípios. Diga-se de passagem que funcionou muito melhor do que com o vinho.
Em suma, foi mais uma excelente experiência neste restaurante que continuamos a falar, não visitando como clientes “normais” mas sim como convidados. É uma situação a mudar urgentemente.
Agora, já só falta perceber como é que levo aquele forno para casa.
0 Comentários