Outubro 8, 2014 0 Comentários Comida, Cozinha tradicional Portuguesa!

Ninguém dá ao Pernil daqui para fora!

Podem querer! Quem é que vai fugir de uma receita destas? É pernil! É saboroso, tenro, e quentinho, que o frio anda aí. É bom para quando estamos tristes e é bom quando estamos contentes! Basicamente, é sempre bom! Leva algum tempo, mas não dá trabalho nenhum e esperar pelo que é bom na cozinha, não custa nada.

Quem não se lembra destes pratos? Feitos pela avó, com a lareira por perto. Traz-nos uma sensação de conforto, de partilha. Traz-nos a sensação do que e ser Portugueses. No tempo que comíamos na cozinha e os almoços de família eram habituais e não havia desculpas para faltar. Onde nunca se falava de dietas ou de cuidados. Onde tudo era cozinhado com amor, sem receios. Onde os cheiros nos invadiam. Cheiros esses que ainda hoje assombram as nossas memórias e fazem com que quase nada pareça tão bom como era. 

De que precisamos? Então vamos lá: Pernil, cebola, pimento vermelho, pimento verde, alho, cenoura, alecrim, tomilho e um bom vinho tinto. Podem juntar também algum piri-piri, que nunca fica mal. A partir daqui, é amor.

Usem uma panela que dê para ir ao forno. É uma boa ajuda!

Primeiro, começamos por selar o pernil. Aquecemos a gordura da nossa eleição e quando estiver muito quente, colocamos o pernil. Vamos rodando o pernil até ganhar côr a toda a volta. Assim que estiver selado, juntamos os legumes cortados à panela, juntamos o vinho tinto e colocamos tudo no forno pré-aquecido a 150º, com tampa. Depois é esperar. O tempo, a partir de agora, é convosco. De tempos a tempos vamos abrindo a tampa para regar o pernil com o líquido da sua própria cozedura. Este deve ter levado entre 1 hora a 1 hora e meia. A baixa temperatura, precisamos de mais tempo, mas dá-lhe espaço para apurar e ficar tenro como tudo. Depois é só servir, ou com batata frita, ou até mesmo cozida que não calha nada mal com o molho que é divinal.

É um prato tradicional, que não tem o que enganar. Este é dos bons.

Nunca se esqueçam disto: Se o vinho não é bom para beber, não é bom para comer. Usem bom vinho.

pernil