O melhor Bolo de Bolacha do mundo!
Quem nos conhece já sabe. Salgados sempre, doces raramente. É assim cá em casa e sempre assim foi a vida toda. Não os fazemos e só muito de quando em vez os comemos. Nada nos tira do nosso caminho como um bom queijo, presunto, chouriça ou uma boa morcela de arroz de Mira de Aire. Mas, como em tudo, há as excepções. Há doces que a mim, “El chefe”, me fazem desviar do meu caminho. E quem me vir deverá pensar “Sacana do gordo, deve passar a vida a enfardar doces!”. Mas não é verdade, a não ser que me apareçam pela frente uma destas duas coisas: bolo de bolacha ou pudim de ovos.
Não resisto.
Fiquei tão habituado a ter mães e avós a fazerem bolo de bolacha, e pudim de ovos, tão bem, que é muito normal pedir em restaurantes já sabendo que me vou arrepender. Principalmente no bolo de bolacha. No que ao pudim diz respeito, consigo encontrar bons pudins por esta restauração fora, agora o bolo… Aí, outro galo canta. Ou é porque tem pouco café, ou porque está muito doce, ou porque tem manteiga a mais, ou ainda porque está seco. E sim, eu sei que quando a nossa mãe faz e faz bem, todo e qual esforço de outra pessoa é inglório, porque como já muitas vezes por aqui falámos, as memórias são rainhas no que diz respeito à gastronomia. É como a menina fotógrafa desta casa. O que ela mais adora na cozinha da mãe, vai pedir nos restaurantes e depois arrepende-se e diz “O da minha mãe é melhor.”. Pois é, mas isso já tu sabias. E nisso somos iguais, e até acho que falo pela grande maioria de vocês. Não é?
Mas hoje chegou o dia de desvendar o segredo de um bom bolo de bolacha.
Um bolo que tem as medidas certas de manteiga, de açúcar e de café. Depois nos comentários podem ralhar comigo e dizer que o da vossa mãe é que é, que eu sou maluco. E tenho a certeza que vocês têm razão, como eu sei que também a tenho. Giro isto da cozinha não é? Cada um pode gostar do que gosta sem estar errado.
Esta receita é da minha mãe, porque afinal, quem mais para me ensinar a fazer o melhor bolo de bolacha do mundo? Por isso, obrigado mãe e desculpa mãe. Obrigado pela receita, desculpa partilhar o segredo. Mas as coisas boas desta vida devem ser partilhadas. Bom proveito.
- Bolacha Maria
- 1 Ovo
- 250gr Manteiga
- 250gr Açúcar em pó
- 1 Café Expresso
- Café solúvel a gosto
- Água
- Numa taça, dissolvemos o café solúvel em água quente
- Juntamos ao café solúvel um Café expresso para intensificar o sabor
- Numa tigela para bater, colocamos a manteiga em cubos para facilitar o processo
- Juntamos o açúcar em pó e envolvemos bem com a manteiga
- Depois de bem envolvido, juntamos um ovo e misturamos com a batedeira enquanto vamos juntando aos poucos algumas colheres da mistura de cafés até o creme estar do nosso gosto
- Pegamos nas bolachas Maria, uma a uma, embebemos na mistura de café e colocamos no prato de servir o bolo
- A cada camada de bolachas terminada, cobrimos com o creme Moka
- Repetimos o processo até termos as camadas desejadas
- Em seguida cobrimos a lateral do bolo com o creme Moka
- Deve ser refrigerado e servido frio
- Se seguirem as fotos abaixo, vão ter a receita passo a passo. Não tem nada que enganar. ?
10 Comentários