Pincelada de Entrecosto!
Hoje há entrecosto na brasa, e se há uma coisa em que nós em Portugal somos bons, é no churrasco. Temos jeito para atear o lume, virar febras à mão, e gostamos muito de dar dicas na brasa. Somos uns especialistas! No entanto, também acho que somos muitas vezes mais limitados no que fazemos no churrasco. Então, para abrir horizontes, nada como ir buscar algumas dicas aos mestres do exagero no churrasco: os Americanos. E se há uma coisa que eu adoro é o entrecosto como eles fazem. As chamadas ribs. E foi isso que tentei fazer, com as devidas limitações e alguma batota. Para começar não usei o churrasco, mas sim o forno. Queria tentar simular o ambiente do fumador que muitos usam nos Estados Unidos e como no churrasco que tinha disponível não tinha tampa, atirei-me ao forno!
E o que fizemos?
Basicamente o que fiz (com a ajuda da minha bonitona assistente Inês) foi pegar em dois pedaços de piano, começar com uma mistura de especiarias secas e esfregar bem na carne. Para a mistura aderir bem à carne fizemos uma mistura de mostarda (da Savora claro!) e molho Inglês que usámos para pincelar a carne. Depois de pincelada a carne, pegámos na mistura de especiarias e esfregámos bem. A mistura de especiarias consistia em especiarias como a Malagueta, o piri-piri, a pimenta preta, alho em pó, cebola em pó, sal, cominhos, tomilho, ervas da Provence (aquelas que se compram já assim no super mercado) e pimentão doce.
E depois?
Depois de termos a carne pronta, pegamos em folhas de alumínio (duas por pedaço de carne) e embrulhámos bem para ir ao forno que já estava a pre-aquecer a 200º. Depois de colocar a carne no forno baixamos para 140º para deixar a carne cozinhar lentamente durante 40 minutos a 1 hora. Enquanto esperamos é importante manter o cozinheiro bem hidratado e as visitas entretidas.
Para terminar o entrecosto
Depois de passada a hora e decidirmos que a carne já estava no ponto, retiramos do forno e pincelamos com molho de BBQ da Jack Daniels que é o melhor molho de BBQ que já provei. Há quem ponha também Xarope de Ácer ou mel para caramelizar, mas desta vez não pus. Não quis abusar tanto. Depois de pincelada a carne, voltamos a fechar o alumínio e volta para o forno mais 30 a 40 minutos. A partir da meia hora convém ir abrindo um pouco para ver como está a carne. Se o BBQ já está bem entranhado e a carne está tenra, então está pronto.
Para acompanhar
Depois de tudo pronto, basta fazer uma boa salada para acompanhar, fatiar a carne e servir acompanhado de cerveja fresquinha. Uma coisa muito importante é: comer com os dedos e sujar-se muito. Bom apetite!
- Malagueta
- Piri-piri em pó
- Pimenta preta
- Alho em pó
- Cebola em pó
- Sal
- Cominhos
- Tomilho
- Ervas de Provence
- Pimentão Doce
- Tiras inteiras de entrecosto
- Mostarda Savora
- Molho Inglês
- Molho BBQ Jack Daniel’s
- Folhas alumínio
- Começamos por pincelar a carne com a mistura de Mostarda e Molho inglês
- Em seguida, massajamos a carne com a mistura seca de especiarias
- Envolvemos a carne em folhas de alumínio
- Depois de ter o forno pré-aquecido a 200º, baixamos para 140º e colocamos a carne entre 40 minutos a 1 hora
- Retiramos do forno e pincelamos a carne com o molho de BBQ
- Voltamos a fechar o alumínio e devolvemos ao forno por mais 30 a 40 minutos.
- Na última fase no forno, podem optar por deitar mel ou xarope de ácer para caramelizar a carne e dar-lhe um toque agridoce.
3 Comentários