Hoje é pouco sobre a receita e muito sobre o ingrediente. Um amigo está a começar o seu próprio negócio. Nesse negócio, vai plantar cogumelos, frutos silvestres, entre outros. Tudo isto em Azeitão. Finalmente, saiu a primeira fornada e eu tinha que experimentar. Os primeiros foram os cogumelos “Pleurotus Ostreatus” (que é um nome muito fofo) e que delícia. São muito bons!
Cá em casa adoramos cogumelos e estes encheram-nos as medidas. Na receita não complicámos. Comprámos no talho umas coxas de frango recheadas com farinheira e pusemos a assar com tomates cherry. Depois das coxas estarem bem assadas e o tomate cherry carregadinho de sabor (como se nota nas fotos!), estava na altura de tratarmos dos cogumelos. Frigideira, fio de azeite e cogumelos lá para dentro com um pouco de alho. Deixámos os Pleurotus ganhar o seu sabor e só depois juntámos umas folhas de espinafres. Envolvemos tudo, deixámos o espinafre murchar e no final juntámos o frango fatiado e os tomates. Depois foi só servir.
Um prato simples, mas com muito sabor. Muitos sabores fortes e diferentes, e mesmo assim, os cogumelos estavam lá. Impunham a sua presença no palato e por lá ficaram. Óptimos. Quando tiver mais novidades deste meu amigo, vocês também vão saber. Mas garanto-vos: a coisa promete!
PS: Este post foi corrigido porque o Tudo qué Bonito fiz Shit(ake) e confundiu os cogumelos Pleurotus. Esperamos que ninguém se tenha aleijado no processo! ?
Marina – Tem muito bom aspecto! Frango e alheira ficam sempre bem. Se juntarmos à mistura cogumelos, fica brutal. Curiosamente esses cogumelos parecem-me mais a variedade Pleurotus (oyster mushrooms) do que Shiitake… É alguma variedade nova?
Tudo qué Bonito! – Olá Marina! Vou ter que confirmar! Eu pelo menos tinha ficado com a ideia que era Shitake, mas vieram por um amigo do amigo. Vou falar directamente com ele e tentar perceber. Mas tu és ninja disto, vou confiar no que dizes. Percebes mais que eu!
J. – Tem um belíssimo aspecto!!!!!…como todas as receitas que partilham aqui!!!…não vale vir aqui com fome!!!!! ?
Concordo com a Marina…a mim parecem-me mais pleurotus..ou também conhecidos por cogumelos ostra..existem nessa cor, rosa, cinza e amarelo (já provei estas cores todas)….que são uma delícia…tal como os shitake. (..estes últimos são mais escuros!!)
Continuação de boas receitas…e boa sorte para Portugal!!!!
Beijinho aos dois.
Joana Patita
Marina – Kiko, o que interessa no final é que ficou delicioso acho melhor juntarmos toda a gente para uma prova de cogumelos e assim já se vê quem é o quê ?
Tudo qué Bonito! – Marina e Joana, acertaram as duas. Os cogumelos não são Shitake, mas sim “Pleurotus Ostreatus”. Agora vou ali esconder-me num canto por não ter feito o trabalho de casa!
Susana Gomes – Podes esconder-te num canto, mas não escondas a comida contigo, que isto tem um aspecto bom demais!
Cá em casa adoramos cogumelos. É um dos souvenirs que quase sempre trazemos quando em viagem encontramos variedades diferentes, desidratados.
Tudo aqui é delicioso: frango recheado, recheio de farinheira, tomatinhos no forno, salteado com espinafres. Nhami!
Tudo qué Bonito! – Obrigado Susana! Ainda bem que gostate! Os cogumelos cá em casa também são uma “necessidade”. ?