Sliders do Inferno
Quem nos conhece, sabe que não temos tido grandes experiências no que diz respeito à vaga de Hambúrgueres Gourmets que invadiu o país. Tentámos uma vez, correu mal. Tentámos a segunda, correu mal. Dificilmente tentaremos uma terceira. Mas mesmo com as duas más experiências que tivemos, elas não são a principal razão de termos deixado de procurar bons hambúrgueres por aí. A principal razão é aquilo que vos trazemos hoje, que tratámos de apelidar carinhosamente como “Sliders do Inferno”. Do Inferno, porque apetece sempre comer mais do que devíamos. Sliders, porque gostamos de os fazer praticamente “bite size”.
Vamos por partes então. Primeiro, temos que tratar da cebola e cogumelos caramelizados. Indispensável para contrabalançar o salgado do hambúrguer. Não vamos precisar de muita coisa. Cebola, cogumelos, cerveja preta, açúcar mascavado, e um ligeiro toque de azeite só para começar o processo. Este é um processo de paciência, uma vez que é preciso esperar até as cebolas atingirem o ponto certo. Durante este tempo, vou provando de tempos a tempos para garantir que não preciso de mais açúcar. Se precisar, é só ir acertando. Faço sempre com antecedência e volto a juntar à frigideira junto com o hambúrguer na altura de servir. Os cogumelos juntamos quando a cebola já estiver bem amarela.
Enquanto a cebola faz a cena dela, podemos começar a pensar no hambúrguer. Então do que precisamos? Carne de vaca e de porco picada, chouriço picante, cebola em pó, alho em pó, tomilho, sal, pimenta preta, azeite e mostarda. Isto é o base, mas daqui vale tudo. Podemos juntar um queijo azul, podemos experimentar um chouriço preto, morcela, bem, sei lá. Há todo um mundo de brutidade por explorar.
Começamos por amassar bem a carne com o sal, pimenta, alho, mostarda, cebola, tomilho e azeite. Eu nunca senti necessidade de juntar um ovo para unir a carne, mas se preferirem, força. Acho que a mostarda ajuda nesse processo.
Em seguida, cortamos o chouriço (uso sempre um picante) em pequenos pedaços e trituramos. Não vale a pena triturar demais, porque vamos querer sentir a sua textura. É quase um hambúrguer com pedaços, mas pedaços dos bons! Juntamos tudo e está feito. Agora só falta fazer pequenas bolas com as mãos e achatar na forma do hambúrguer. Aqui façam com o tamanho que quiserem, claro. Para nós, pequenos funcionam sempre melhor. Não intimidam tanto nas festas. Coloquem-nos algum tempo no frio, mas que mantenham bem a forma.
Para servir, gostamos de usar um pão doce e uma fatia de queijo cheddar.
Não se esqueçam de deixar os vossos animais de guarda, não vá serem invadidos por um grupo de amigos esfomeados. Nós deixámos o Dexter e a Ginja de guarda, não fosse o diabo tecê-las. Afinal, estes Sliders são do Inferno!
10 Comentários