Sopa de tomate com camarão assado com ervas
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home2/beautyy0/public_html/tudoquebonito/wp-content/plugins/recipe-card/yumprint-recipe.php on line 607
Sopa de tomate é um dos favoritos lá de casa. Até devíamos fazer mais vezes, mas a verdade é que uma boa sopa de tomate, assim como um grande molho bem caseiro, precisam de bom tomate e esse não há sempre. Bom, não quer dizer que não se arranjem alternativas e este foi um dos casos. Queríamos experimentar uma sopa de tomate com camarão assado com ervas e tivemos que jogar bem com os sabores para contornar o facto do tomate não estar no ponto. E correu muito bem.
Como fizemos a sopa de tomate?
Esta já é a nossa segunda sopa de tomate por aqui. A primeira, e a base desta receita, podem encontrar aqui. Esta é a receita que fazemos quando temos muito bom tomate e apenas isso chega. Desta vez, esse não era o caso e tivemos que juntar ao tomate que tínhamos algo mais para ajudar. Então, para o efeito, usámos tomate pelado e pasta de tomate. Se quiserem ir buscar mais sabor podem ainda juntar um pouco de sopa enlatada da Campbell que traz uma pouco mais do sabor adocicado que vai ajudar a cortar a acidez do tomate.
Ui tanta batota! Vale a pena?
Claro que sim. Não conseguimos ir todos os dias ao mercado, ou não temos os melhores ingredientes o ano todo, infelizmente. É claro que o recomendável é ajustar a nossa cozinha à época em que estamos: cozinhar com ingredientes da época, frescos. Isto é o mundo ideal. Infelizmente, nem sempre vivemos no mundo ideal e quando apetece, apetece. Temos, para isso, que saber dar a volta às questões. Abdicar de alguma coisa para ir atrás do sabor.
Camarão!!!
Bom, não é? Basta pré-aquecer o forno, colocar uma folha de papel vegetal no tabuleiro, e colocar o camarão bem seco lá. Regar com sal, azeite e polvilhar com a mistura de ervas à nossa escolha e deixar assar bem. Os olhos aqui é que mandam, por isso quando o camarão tiver a cor certa, está pronto. Deixem o vosso olho mandar. Na cozinha manda também o ditado: “Quem tem olho é Rei”. Agora é só servir a sopa, colocar o camarão no prato e degustar à séria sem peso na consciência. Se nos apetece sopa de tomate hoje, é hoje que a comemos.
- Cebola
- Alho
- Tomate maduro
- Sal
- Caldo de Galinha (ou água)
- Pimenta preta
- Açúcar
- Tomate Pelado
- Pasta de Tomate
- Manjericão
- Camarão sem casca e limpo
- Alecrim
- Sal
- Pimenta preta
- Tomilho
- Primeiro fazemos um refogado com cebola e o alho
- Depois da cebola transparente, adicionamos os tomates em quartos, a polpa de tomate e o concentrado de tomate
- Depois dos tomates bem empapados, juntamos o caldo de galinha até cobrir os tomates
- Quando voltar a ferver, juntamos o manjericão e trituramos
- Depois da sopa passada, acertamos o tempero com o sal e o açúcar
- Pré-aquecemos o forno a 180º
- Retiramos a casca ao camarão e limpamos bem
- Secamos bem e colocamos no tabuleiro do forno, numa folha de papel vegetal
- Num pilão, esmagamos as especiarias para o camarão
- Polvilhamos o camarão com a mistura de especiarias
- Depois de assados colocamos no topo da sopa e servimos
- Como na sugestão de apresentação, podem colocar uns fios de natas para cortar um pouco o sabor forte da sopa.
0 Comentários