Sopa de tomate com extras
Esta é rápida e super fácil. É também uma receita super económica, o que é cada vez mais importante nos dias que correm. Sopa de tomate com extras. Digo extras porque as possibilidades são enormes. Depois da base da sopa feita, podemos acrescentar ovo escalfado, chouriço frito, queijo de cabra, um fio de azeite, e por ai fora. Nós escolhemos chouriço frito e ovo escalfado.
Vamos à receita.
Para a base só precisamos de cebola, alho, tomate maduro, sal, caldo de galinha (ou água se não tiver), pimenta e açúcar. Primeiro, fazemos um refogado com a cebola e o alho. Depois de transparente, adicionamos os tomates em quartos. Damos alguns minutos até os tomates começarem a ficar em “papa”. Nesta altura, juntamos o caldo de galinha até cobrir os tomates, sem exagerar. Mais vale por a menos que a mais e acertar no final. Depois do caldo, a fervura vai acalmar. Deixamos voltar a ferver. Assim que começar a ferver, trituramos. Eu adicionei , antes de triturar, um pouco de manjericão, mas não é necessário. Depois de triturado, vamos então colocar o sal e o açúcar para acertarmos o tempero. O açúcar ajuda a cortar a acidez.
Agora para terminar.
A base está então feita. Basta depois escolher o extra e colocar na sopa. Por opção, só coloco a pimenta moída na hora de servir e em cada prato, assim como aos extras.
Boas sopas!
- Cebola
- Alho
- Tomate maduro
- Sal
- Caldo de Galinha (ou água)
- Pimenta preta
- Açúcar
- Manjericão (Opcional)
- Ovo (Opcional)
- Primeiro fazemos um refogado com cebola e o alho
- Depois da cebola transparente, adicionamos os tomates em quartos
- Depois dos tomates bem empapados, juntamos o caldo de galinha até cobrir os tomates
- Quando voltar a ferver, juntamos o manjericão e trituramos
- Depois da sopa passada, acertamos o tempero com o sal e o açúcar
- No final escalfamos um ovo na sopa e servimos
- O açúcar da receita ajuda a controlar a acidez
2 Comentários