Summer WineMarket 2014
Pelo segundo ano consecutivo não falhámos o Summer WineMarket que nos é trazido pela Adegga. Foi mais um excelente evento onde pudemos provar uma vasta quantidade de vinhos com a qualidade a que Portugal nos habituou. Falhámos a entrada antecipada para os “profissionais” (onde nós entramos na categoria de bloggers) porque tivemos que ir forrar o estômago com uma bela bifana na Casa das Bifanas na Praça da Figueira e com uma bela imperial, que o dia não se fazia fresco. Levámos amigos, que este é um evento para partilhar: o Gonçalo, o Bruno e a Eunice.
Antes de chegarmos às coisas boas, vamos só apontar três menos boas. A primeira foi a desorganização na venda/entrega de bilhetes que gerou tal confusão que nos deixou a todos um pouco chateados. Quando se espera 30 minutos ou mais na fila e se vê pessoas a passar à frente pela sua “chica-espertice” lusitana e falta de organização, chateia. A segunda, foi a falta do bar no exterior como houve no passado, onde as pessoas provavam os vinhos de uma forma mais descontraída e informal. Conheci mais pessoas nesse ambiente o ano passado que no evento todo deste ano. A terceira é a falta do email que tanto é prometido com o registo dos produtores por onde passámos. Já o ano passado não recebemos nada.
Mas vamos ao que interessa: o vinho. Mais uma vez não consegui encontrar um Rosé que me convença. Continua longe das minhas preferências e do meu carrinho de compras. Em relação aos brancos e aos tintos, fomos surpreendidos. Há sempre coisas novas para provar e conhecer. Apostámos, como de costume, pelos produtores que conhecemos pouco ou não conhecemos de todo. Destes, saem os nossos destaques. São 10 os destaques que vamos aqui colocar sem nenhuma ordem específica.
- Chardonnay 2013 – Branco – AdegaMãe
- João Portugal Ramos Loureiro 2013 – Verde – João Portugal Ramos
- Paulo Laureano Bucelas 2013 – Branco – Paulo Laureano
- ALR Vinho Verde DOC 2011 – Casa de Mouraz
- Casa de Mouraz Encruzado Dão DOC 2010 – Branco – Casa de Mouraz
- Pomares Gouveio 2013 – Branco – Quinta Nova
- Viognier 2013 – Branco – Torre do Frade
- Casa de Mouraz Elfa Dão DOC 2010 – Tinto – Casa de Mouraz
- Casa de Mouraz Dão DOC 2011 – Tinto – Casa de Mouraz
- Covela Edição Nacional Avesso 2013 – Branco – Quinta de Covela
É claro que provámos outros bons vinhos. Muito bons aliás. Mas é daquelas coisas: estava muito calor, o branco acabou por ganhar ao tinto, outros já conhecíamos e não mencionámos por isso. Estes são mesmos os que nos marcaram pela surpresa. Destacamos principalmente dois: Chardonnay 2013 e o Loureiro 2013 como os nossos preferidos do evento.
Além destes destaques, deixamos ainda uma menção aos produtos do Virgo pela sua originalidade no rótulo destacável.
Fiquem com as fotos e sigam estas recomendações. Há aqui bons vinhos.
5 Comentários