Setembro 16, 2015 2 Comentários Comida, e TQB!, Guias de viagem

The Meatball Shop – Brooklyn, Nova Iorque

williamsburg meat ball shop menu

Durante a nossa visita a Nova Iorque, deparámo-nos com um restaurante com muito boa pinta. É verdade que o que não falta em NY são sítios com pinta. O estilo de decoração industrial, vintage e por aí fora está na berra e dá um ar muito giro. Aliás, é um estilo que cada vez mais se vê também por cá. Como, por exemplo, o Prego da Peixaria, entre outros. Mas o que nos fez entrar não foi só a decoração, claro. Foi a ementa. Um restaurante dedicado exclusivamente a almôndegas? Quem é que não gosta de almôndegas? Bom, deve haver quem não goste, mas não era o caso do nosso grupo de intrépidos exploradores das terras americanas. 

 Estavamos em Williamsburg (zona de Brooklyn), em plena Bedford Avenue, quando demos por ela. Cozinha aberta para a sala, bar onde podíamos comer mais rapidamente ou beber alguma coisa enquanto esperávamos, alguém simpático para nos receber e ver se tínhamos mesa, empregados vestidos de forma casual sem qualquer tipo de farda, boa música e ambiente descontraído. Um exemplo a seguir. O mais importante veio a seguir: a comida. Mas, antes disso, vamos dar um passo atrás e falar um pouco sobre a The Meatball Shop.

A empresa é composta por duas pessoas: Daniel Holzman (Chef e Sócio) e Michael Chernow (Sócio). Em 2010 decidiram-se juntar-se e abrir o primeiro restaurante da Meatball Shop no Lower East Side em NY. A ideia foi um êxito instantâneo e abriram mais quatro localizações em rápida sucessão: Williamsburg, West Village, Chelsea e Upper East Side. Seguiu-se ainda o Upper East Side finalizando as actuais seis localizações. Em 2011 lançaram inclusivamente um livro de receitas de nome The Meatball Shop Cookbook.

Agora sim, depois da lição de história, vamos até à comida. O menu tem uma ideia igual ao que já é praticado no Prego da Peixaria: o menu está na mesa com lápis e as pessoas escrevem no menu o que querem comer. A liberdade na Meatball Shop é maior, no entanto. Podemos escolher o tipo de almôndega, o molho que acompanha e se leva ovo ou não, tudo isto acompanhado de pão Focaccia. Podemos ainda escolher vários acompanhamentos e decidir se vão ao lado ou seguem no pão por baixo da escolha anterior. Podemos ainda optar por sliders onde a lógica é a mesma (com pão ou sem pão), opção de almôndegas no prato, mais opções de sandwiches e trinta por uma linha. Na verdade, o menu tem apenas uma página mas da qual é possível criar uma carrada de opções diferentes e criar um prato ao nosso gosto. Eramos quatro e cada um pediu o seu. Todos diferentes, todos brutais. A qualidade da carne (porco, vaca, frango, vegetariano ou especial), dos ingredientes, do molho, do pão, é fora de série. Isto a juntar a um atendimento e a um ambiente que acompanha a comida, estamos na presença de um sítio indispensável para qualquer pessoa que visite Nova Iorque. Só é pena estar tão longe.

Fiquem com as nossas imagens de lá que os olhos comem e muito.

williamsburg meat ball shop menuNew York City 2015-Meatball_shop_2New York City 2015-Meatball_shop_4New York City 2015-Meatball_shop_6New York City 2015-Meatball_shop_7New York City 2015-Meatball_shop_8New York City 2015-Meatball_shop_9New York City 2015-Meatball_shop_10New York City 2015-Meatball_shop_12New York City 2015-Meatball_shop_13New York City 2015-Meatball_shop_menu_5