Novembro 13, 2014 1 Comentário Bebida

Tiago Cabaço Wines – A tão esperada visita

FERIA2014-0026

Finalmente! Puxa, estava difícil! Depois de tanto tempo a planear esta visita finalmente aconteceu. E valeu cada segundo de espera. Já toda a gente sabe que nós nisto não somos imparciais. Gostamos desta gente, são nossos amigos, são bons profissionais e fazem um vinho do caneco. E por isso, vamos sempre falar bem deles e dizer que são os maiores. Mas é porque são mesmo. Esta foi só mais uma prova.

A Tiago Cabaço Wines, para quem não sabe, fica em Estremoz, uma cidade praticamente toda dedicada ao vinho. Cercada de vinha, é uma cidade calma e recatada composta de gente boa, não fosse ela no Alentejo. Mas sobre Estremoz falamos depois. Hoje a nossa atenção fica toda para a Tiago Cabaço Wines.

 Antes de iniciarmos a visita à Adega, decidímos visitar o sítio onde a magia acontece. Como ouvimos por lá, o Tiago costuma dizer que “O vinho faz-se no campo, não na Adega”. Então, decidímos seguir o concelho e ir visitar a vinha. Como o tempo este ano foi estranho, não apanhámos a vindíma que tanto gostávamos. Mas a sacana da vinha é bonita. A vinha deles fica no Monte Troca Leite e é um sítio lindo. O nome gerou-nos alguma risota. Monte do Troca Leite para um sítio onde se faz vinho tão bom? Faz lembrar uma expressão que tanto gostávamos de utilizar na terra onde crescemos: “Ele não é Leite!”.

Depois desta visita às vinhas, decidimos que estava na altura de visitar a Adega. Fomos recebidos pela nossa grande amiga Maria que tratou de nos mostrar o local de prova, de produção, de engarrafamento. Explicou todo o processo, os passos, o que fazem ou deixam de fazer. Aprendemos muito. Sempre com uma grande simpatia. Tentei roubar um barril, mas infelizmente não cabia no Micra.

Depois de vermos tudo, desde barris, cubas e garrafas, estava na altura da prova. Para a prova tivémos a companhia do Pedro, funcionário da Tiago Cabaço Wines. Foi ele que conduziu a prova e sempre com grande simpatia, foi-nos mostrando as particularidades de cada vinho e como as identificar. Sempre com um palavreado simples e concreto que agradecemos porque de especialistas temos pouco ou nada.

Se tivéssemos tempo, teríamos passado o dia todo na prova. A quantidade de grandes vinhos que aqui são produzidos, é enorme.

As nossas preferências vão para o .Com branco 2013, HT tinto e os Blog’s (tanto o de três castas como o bi-varietal). Dentro dos Blog’s, descobrimos que, se tiveros que escolher, vamos para o bi-varietal. Mas não perdemos nada no outro.

Não vamos dizermos muito mais sobre os vinhos. O melhor é passarem pelo site e verem as notas de prova. E fiquem com estas imagens. Não deixem de visitar a Adega em Estremoz. O passeio é bonito, as pessoas também e o vinho melhor.

Obrigado Tiago, Maria e Pedro.

FERIA2014-0018

FERIA2014-0019

FERIA2014-0032

FERIA2014-0035