Julho 29, 2014 3 Comentários Comida, e TQB!

Uma segunda casa

fernandes-003

Nós temos esta sorte. A sorte de ter alguns sítios onde somos tratados como se estivéssemos em casa. E é assim que nos sentimos hoje: agradecidos. É difícil muitas vezes conseguir agradecer e transmitir o real tamanho desse agradecimento, mas sempre que lá vamos tentamos agradecer um pouco mais. Desta vez foi através da comida. Há algo de especial em cozinhar como forma de agradecimento. Uma tradição portuguesa, de pôr o amor na mesa. O tempo investido (e nunca gasto) de comprar, preparar, cozinhar e servir não é nada comparado com o tempo que passamos sentados à mesa com aqueles que nos dizem algo. Este foi um dia assim. Trazemos-vos o menu que preparámos, mas mais do que isso, trazemos pessoas que merecem estar aqui, porque sem amigos não somos nada.

 Tentámos diversificar a oferta na mesa, por isso a ementa foi: bifes da vazia ainda a mugir, piano com molho barbecue caseiro (esta receita fica para outro dia), camarões fritos na brasa com molho de azeite, limão, alho e salsa e para acompanhar uma bela salada de manga.

Os bifes eram gigantes, e foram esfregados com alho, sal, pimenta e tomilho fresco. Estiveram na brasa apenas o tempo suficiente para ganhar cor e caramelizar, porque por dentro estavam muito mal passados, como queríamos. O piano esteve a marinar 2 horas no molho barbecue que tinha trazido já de casa prontinho desde a noite anterior. Gostei muito da receita que criei para isto e por isso partilho noutra altura com o devido destaque. Os camarões foram também eles um sucesso. Simples, saborosos, gulosos. Foi uma versão ligeiramente diferente da original, mas vejam aqui. A salada é simples, doce, e corta com grande parte do salgado. Mistura de alface, rúcula, cebola, salsa ou coentros e manga aos cubos. Se tivesse um público adepto do picante, teria colocado malagueta picada para o contraste.

De sobremesa, a Sofia fez um pudim de ovos que estava uma delícia! A Nina acompanhou-nos sempre por perto na esperança que alguma coisa caísse ao chão e tivemos ainda um espectáculo de acordeão, que nos foi oferecido pelo Sr. Domingos, pai da Sofia.

Mas vamos às imagens, que essas ainda têm muito para dizer. E cuidado com a última. É uma pequena surpresa! Um Chef deve sempre ter ginga na cozinha!

Eu  já só digo mais isto: obrigado família Fernandes, obrigado família Moleiro.

fernandes-001fernandes-002fernandes-005fernandes-006fernandes-007fernandes-008fernandes-019fernandes-020fernandes-021fernandes-022fernandes-023fernandes-024fernandes-025fernandes-026fernandes-027fernandes-028fernandes-029fernandes-030Untitled1