Junho 2, 2015 3 Comentários Comida, Cozinha tradicional Portuguesa!

Batatas bêbadas com entrecosto frito

tradicionais-0030 Batatas bêbadas com entrecosto frito

Olhá cozinha tradicional! Há lá coisa mais boa que a verdadeira gastronomia nacional? Nós por aqui achamos que não. Consola o estômago e a alma de uma assentada só. É bonito de se ver e bonito de se provar. Em suma, é Tudo qué Bonito!

A receita de hoje vem ali dos lados da Covilhã, Serra da Estrela, etc.. É boa para o frio, mas a mim não me espanta nem com calor. Mas eu sou uma pessoa esquisita como já devem ter percebido. Outra coisa boa desta receita é que foi a primeira da estagiária Stella. Quem nos acompanha pelo Facebook ou Instagram vai reparar que ela actualmente já tem o dobro (ou mais) de tamanho. A maluqueira é que continua igual. Aqui só ficou mais triste quando percebeu que não ia  provar o prato. E não foi fácil resistir aos seus encantos. Mas a verdade é que queríamos batatas bêbadas e não cadela bêbada.

Para este prato vamos precisar de: entrecosto, alho, sal, pimenta preta, louro, banha de porco, batatas, vinho tinto e um bom pão mas é só para acompanhar.

Começamos por fritar o entrecosto na banha, temperado com alho esmagado, sal, pimenta moída e louro. Deixamos ganhar uma boa côr e passamos para uma panela. Nessa panela vamos pôr bastante vinho tinto porque o entrecosto vai acabar de cozer no vinho.  À parte cozemos as batatas com pele. Retiramos a pele, cortamos aos bocados e juntamos na panela com o entrecosto e o vinho para terminar a cozedura. Agora é deixar apurar e rectificar os temperos. Da panela passa para a travessa e é só servir quentinho. Agora é que já podem ir buscar o pão para molhar à vontade. Esta sabe a família e a anos de tradições.

tradicionais junta Batatas bêbadas com entrecosto frito