Bife de vaca com puré de cenoura e tomilho
Hoje vamos continuar na senda das receitas rápidas e práticas para qualquer jantar de semana, desta feita com Bife de vaca, tal como fizemos com a Massa de Pesto com camarão. A única certeza que temos (pelo menos lá por casa) é que não gostamos de comer por comer. Cada refeição deve ser um prazer. Por isso, vamos pegar na simplicidade de um bife com puré e dar-lhe ainda mais sabor. Fazer uma coisa diferente.
Vamos precisar de um bom bife de vaca, cenouras, cogumelos, tomilho, sal, pimenta, malagueta, alho, louro e manteiga. E é isso. Não precisamos de mais nada.
Uma boa ideia é começar pelo puré já que o bife leva, virtualmente, tempo nenhum. Bom, pelo menos para nós que gostamos da vaca muito mal passada. Assim como o atum que eu gosto de tratar por “vaca do mar”. Já o bacalhau seria o porco. Bom, mas já estou a divagar pelas minhas associações que pouco sabor trazem ao prato.
Primeiro vamos cozer as cenouras. Água com sal, deixar ferver e lançar as cenouras lá para dentro com estilo. Sim, porque isto é tudo tão rápido que o melhor é aproveitar para dar uns passinhos pelo meio. Depois de cozidas as cenouras, vamos numa tigela esmagar as cenouras juntamente com manteiga e tomilho. As porporções de manteiga deixo à consideração de cada um. Quanto mais manteiga, mais sabor mas também mais gordura. Não de pode ganhar em tudo :). O tomilho foi a nossa escolha para contrabalançar o doce da cenoura.
Para o bife não fugimos do normal. Aquecer a sua gordura de eleição, juntar louro, alho esmagado com casca e a malagueta. Sem deixar queimar o alho, juntamos o bife. Temperamos com sal e pimenta a gosto e cozinhamos até ao ponto que mais gostamos. Depois é só retirar o bife da frigideira e dar-lhe um minuto para os sucos voltarem a fluir. Depois é só servir.
Agora vamos, que o jantar está na mesa.