Há sempre tempo para pizza
Pizza para mim, pode vir a qualquer hora, em qualquer dia. Há sempre tempo para comer pizza. Por isso tem que haver para a fazer, e eu gosto de fazer tudo. Não compro a massa feita, e faço tudo à mão. É fácil de fazer, não demora tempo nenhum, e se não quiserem esperar podem fazer adiantado e até congelar.
A vantagem de fazer a massa em casa, é que nos dá a oportunidade de acrescentar um pouco de nós à mesma. Eu gosto sempre de inventar, então por vezes acrescento um pouco de alho em pó à massa. Mas há muitos outros acrescentos que podem experimentar.
A receita que uso, veio do Gennaro Contaldo, um chef italiano que trabalha muito com o Jamie Oliver e que dá gosto ver cozinhar. A sua paixão na cozinha é contagiante e vale a pena ver.
Portanto, vamos precisar de 500g de farinha (como não consigo encontrar farinha tipo 00, devemos usar farinha branca para pão. Eu agora tenho usado a tipo 55 que me parece a mais aproximada nos supermercados, mas se houver por aí malta que saiba melhor, por favor digam!) mais extra para polvilhar, sal, 1 saqueta de fermento para padeiro (7 gramas), 300 ml de água morna, uma colher de sopa de azeite, alho em pó. Como disse, esta receita é inspirada na do Gennaro, mas ele só usa farinha, fermento, sal e água. Eu gosto do alho e do azeite. Primeiro começamos por misturar a farinha com o sal. Num recipiente à parte, dissolvemos o fermento na água e deixamos repousar uns minutos. Juntamos então a mistura à farinha, assim como o azeite. Misturamos tudo com as mãos até ficar uma bola. Pode levar entre 8 a 10 minutos. Se estiver a agarrar demasiado, é ir colocando mais farinha. Não se esqueçam de pôr farinha nas mãos para não agarrar tanto. Depois de bem amassada, dividam em 4 partes iguais, formem bolas e cubram com um pano seco e deixem repousar por 2 horas para o fermento actuar.
Depois das 2 horas, basta estender a massa, colocar os vossos recheios e atirar para um forno pré-aquecido a 220º. Neste caso foi só molho de tomate (polpa de tomate e alho refogados em azeite), mozzarella, manjericão e parmesão ralado. Regar com um fio de azeite e pronto. Há coisas em que não vale a pena complicar. ?
No forno não precisa mais de 7 a 10 minutos. Depois é só comer até não dar para mais. Esta receita dá para 4 pizzas de aproximadamente 35 a 40 centímetros de diâmetro. Claro que depois varia consoante a espessura que mais gostarem.
Eu fiz aqui duas vertentes. Uma em pizza, outra em rolo de pizza. Isto varia muito com o tipo de farinha, que ainda é uma coisa que estou a aprender. Com umas funciona melhor que outras.
Qual é a vossa pizza preferida? Como é que fazem a massa? Toca a partilhar ideias.
4 Comentários