Risotto de Frango Assado
Quantas vezes ficamos com sobras nas nossas refeições? E quantas vezes aproveitamos aquilo que chamamos de sobras para fazer algo diferente? Em vez de dar os restos aos animais, que nem sequer é muito boa ideia, ou deitar fora, porque não aproveitar isso na nossa próxima refeição? E foi isso mesmo que fizemos. Depois de um almoço de domingo em família onde o prato de eleição foi frango assado, seria um crime deitar fora os restos. É claro que o frango assado pode ser comido no dia seguinte ou ao jantar como… frango assado. Mas queríamos algo diferente. Não queríamos comer o mesmo outra vez. Tivemos de ser criativos.
E porque não um risotto de frango assado?
Sim, porque não? Tínhamos arroz para risotto, tínhamos cebola, vinho branco seco, caldo de galinha, parmesão e, claro, o frango assado. Não precisávamos de mais nada. Criou-se um risotto cremoso, como se exige, com o sabor do frango assado. É uma excelente opção e pelo menos não comemos o mesmo duas vezes seguidas. É bom quebrar a monotonia. Mas a receita está lá no fim do post e podem seguir os passos. Aqui vamos falar da iniciativa na cozinha. Da experimentação.
Temos que tentar para aprender
Só tentando e falhando vamos aprendendo. E garanto-vos, essa é a única maneira de aprender: experimentar. Podemos (e devemos) ler livros de cozinha e receitas, ler os blogs (principalmente este!), ver os programas de televisão, e por aí fora. Mas no final disso, não nos podemos esquecer: se não formos para a cozinha experimentar, pouco fica. Os truques aprendem-se assim, os atalhos da cozinha, aprender a pensar e a ler as receitas. Sim, as receitas devem ser lidas e pensadas. Primeiro lemos tudo, depois pensamos nos passos que temos que fazer, organizamo-nos e mãos na massa. Agora, fiquem com as fotos e com a receita, mas logo a seguir quero toda a gente na cozinha a experimentar coisas. Bom apetite!
- Manteiga
- Frango Assado
- Arroz arbório (risotto)
- Parmesão ralado
- Cebola
- Alho
- Vinho Branco (seco)
- Coentros
- Caldo de Galinha
- Sal
- Pimenta
- Picamos finamente a cebola e o alho
- Refogamos a cebola e o alho na manteiga
- Depois de alourado, juntamos o frango desfiado
- Em seguida colocamos o arroz e deixamos alourar
- Assim que o arroz está alourado ligeiramente, juntamos o vinho e deixamos evaporar o álcool
- Quando evaporar cobrimos o arroz com o caldo de Galinha. Repetimos até o arroz estar no ponto
- Quase no final, juntamos a manteiga para deixar o arroz cremoso e envolvemos bem
- Temperamos a gosto com o sal e pimenta
- Juntamos o parmesão ralado e servimos com os coentros
4 Comentários